Feed aggregator

Carros elétricos põem fim ao longo reinado da rádio AM  

CRAM - Tue, 20/11/2018 - 13:49

Os carros e a rádio AM estão juntos há muito tempo, mas a estrada que aguarda esses velhos companheiros de viagem se bifurcou. Os mesmos motores elétricos que propiciam velocidade superior a 240 km/h (quilômetros por hora) ao Tesla e permitem que o Chevy Bolt rode 380 quilômetros com apenas uma carga matam completamente a recepção de rádio AM. Em lugar de esportes, notícias, ou canções nostálgicas, os carros elétricos recebem apenas estática.

As montadoras de automóveis estão em uma corrida desabalada rumo a um futuro eletrificado, e rádios AM estão ficando pelo caminho, se unindo aos tape-decks, aos sistemas eight-track e aos ultrapassados cinzeiros.

Daniel Rich, 58, é fã tanto da rádio NBR AM 680, de San Francisco, Califórnia, quanto do Chevy Bolt. Isso significa que seu caminho de casa para o trabalho já não é mais tão aprazível.

“Todos os meus outros carros, ao longo dos anos, eram capazes de captar a estação muito bem, apesar da distância”, disse o oftalmologista. “Mas não o Bolt.”

Uma porta-voz da General Motors disse que a GM estava ciente da questão quanto ao Bolt, e que havia “tomado providências”, mas se recusou a dizer exatamente quais.

O problema, dizem especialistas, é que os os motores dos veículos elétricos geram frequências eletromagnéticas do mesmo comprimento de onda que os sinais das rádios AM. Isso cria ruídos e perda de sinal, por conta da interferência eletromagnética.

“Você tem dois sinais que literalmente colidem um com o outro e se cancelam, antes mesmo que a antena receba o sinal”, disse Brian McKay, diretor de inovação de motores e tecnologia na unidade americana da fabricante de autopeças alemã Continental.

À medida que os motores dos veículos elétricos ganham potência, cresce a estática que geram para as rádios AM. “O problema está se agravando”, disse McKay.

Em lugar de resolver as queixas quanto à baixa qualidade de recepção, algumas montadoras, entre as quais a BMW, removeram os rádios AM de seus veículos elétricos. A Honda já não os oferece no seu híbrido elétrico Acura NSX.

A Tesla removeu os rádios AM de todos os modelos que está produzindo atualmente, entre os quais o Model S, que oferecia essa opção. 

Em lugar disso, ela oferece um serviço de rádio via internet e também rádio FM, e como opcional oferece rádio de alta definição e conexão Bluetooth para transmitir rádio diretamente aos fones de ouvido.

Travis Hollman, 49, dono de uma empresa na região de Dallas, no Texas, disse ter encomendado um Tesla com todos os opcionais quando o modelo ainda vinha equipado com o rádio AM. 

Seu Model S 2018 chegou em abril sem o rádio. “Fiquei tão furioso que quis devolver o carro”, conta.

Ele acabou ficando com o Model S, mas sente falta de ouvir os programas esportivos locais e as estações de rádio com programação política conservadora. “Eles não querem que eu ouça Rush Limbaugh”, brincou Hollman.

Os rádios AM eram tão comuns nos carros quanto os limpadores de para-brisas, desde a década de 1940. Nas viagens rodoviárias de verão, o rádio AM servia como estrela polar para os motoristas que atravessavam os Estados Unidos, oferecendo uma amostragem idiossincrática de culturas locais e uma distração para reduzir a fadiga causada por horas ao volante.

Na década de 1960, os rádios transistorizados recebiam esportes, notícias e música transmitidos por estações AM, em casa e nas ruas, e os rádios portáteis se tornaram tão onipresentes quanto os smartphones são hoje.

As rádios AM atuais, que já estão lutando com uma perda de receita publicitária que dura uma década, se preocupam com a perda de ainda mais audiência motorizada.

“É um verdadeiro desafio para o setor, e eles estão tentando convencer as montadoras a incluir rádios AM” em todos os seus veículos, disse Mark Fratrik, vice-presidente sênior e economista chefe da BIA Advisory Services, uma empresa de pesquisa de mercado com foco na mídia eletrônica de massa.

Para mostrar que os tempos mudaram, o time de hóquei no gelo L.A. Kings anunciou em setembro que as transmissões de rádio de seus jogos deixariam de ser feitas via rádio AM e passariam a estar disponíveis apenas nas rádios via internet.

As maiores estações de rádio AM têm sua programação distribuída pelos serviços de rádio via internet, o que oferece aos motoristas a oportunidade de ouvir suas estações favoritas mesmo longe de casa. Mas estações AM menores podem não ter a capacidade de bancar o equipamento necessário a participar da era digital.

A BMW anunciou ter reconhecido cedo o problema de interferência, em seus modelos Mini E e ActiveE. O carro i3, lançado em 2013, nunca foi equipado com rádios AM.

A Associação Nacional de Rádios e TVs dos Estados Unidos criticou a decisão da BMW em uma carta aberta divulgada em 2014. 

“O rádio AM continua a ter um importante papel no panorama cultural dos Estados Unidos, e os motoristas do i3 merecem acesso a essa programação”, escreveu Gordon Smith, o presidente da associação, ao presidente de operações da BMW no país.

O rádio de alta definição (HD), cujo sinal é digital, é o equipamento padrão nos carros da montadora vendidos nos Estados Unidos, disse um porta-voz da BMW, e “muitas estações AM tradicionais nos mercados importantes estão disponíveis via sinais de HD secundários e terciários”.

Não existe uma maneira fácil de eliminar a interferência eletromagnética que abafa o sinal do rádio AM sem acrescentar peso demais ao carro, dizem especialistas.

A Toyota Motor está trabalhando em uma solução, mas “é um problema bem difícil”, afirmou Rich Sullivan, especialista em compatibilidade eletromagnética e gerente sênior de engenharia no centro de pesquisa e desenvolvimento da montadora nos Estados Unidos.

Sullivan apontou que a indústria automobilística enfrentou desafio semelhante quando os carros movidos à gasolina começaram a oferecer rádios AM e precisavam lidar com o forte barulho dos equipamentos de degelo e ventoinhas do sistema de aquecimento.

Algumas empresas que fabricam sistemas de entretenimento para veículos disseram que o momento do rádio AM talvez tenha passado definitivamente.

“Mesmo que resolvamos o problema, há uma gravitação em direção ao rádio via internet”, e isso vai substituir os rádios tradicionais, disse Balaji Iyer, vice-presidente de carros conectados na Harman, uma subsidiária do grupo Samsung.

Um desenvolvedor de aplicativos oferece um app para smartphone que, usado em companhia de um adaptador para portas de diagnóstico, é capaz de ativar a recepção de rádio AM em um BMW i3.

A montadora alemã afirma que usar o app pode causar perda de garantia, mas seu uso é fácil, disse Art Isabell, 74, dono de um BMW i3 2014. Ele se aposentou da Apple, onde era engenheiro de apoio de software, e vive em Honolulum, no Havaí.

Mesmo que a recepção em seu veículo elétrico seja precária, disse Isabell, ele gosta de contar com essa opção: “Raramente ouço rádio AM, mas quero ter essa opção de uma fonte adicional de informação, para situações de emergência como clima severo, tsunamis ou ataques com mísseis pela Coreia do Norte”.

Chester Dawson
Fonte: The Wall Street Journal

Categories: pt

Clé USB DVstick 30 de DVMEGA en serveur sur Raspberry Pi : Configuration et matériel nécessaire

URC News - Tue, 20/11/2018 - 12:00

Voici un tutoriel qui permettra même à ceux qui ne connaissent ni Linux, ni le Raspberry Pi, voire même qui ont des connaissances limitées en informatique, d’utiliser une clé DVStick 30 en serveur. L’intérêt est de déléguer au micro-PC Raspberry Pi la gestion de la clé AMBE 3000, ce qui pourra soulager les vieux ordinateurs ou les smartphones. Les signaux reçus et émis pourront alors être de meilleure qualité (dans le cas de dégradations liées à l’atteinte des capacités maximales des ordinateurs ou smartphones concernés, bien évidemment…).

L’autre avantage est de ne pas avoir besoin de brancher la clé DVStick 30 directement sur le smartphone, ce qui est plus qu’utile, vous en conviendrez…

http://radioamateur.forumsactifs.com/t2179-cle-usb-dvstick-30-de-dvmega-en-serveur-sur-raspberry-pi-configuration-et-materiel-necessaire

Cordialement,
Ludovic Vuillermet – F5PBG
http://inforadio.free.fr

Copyright secured by Digiprove © 2018 URC Union des radioclubs
Categories: fr

Ham radio operators answer call

SARC - Tue, 20/11/2018 - 11:00
The Journal Gazette reports in disasters, radio amateurs can make a difference, but hobby needs youth
Categories: en

Australia - Labor commits $2million to resurrect ABC shortwave radio

SARC - Tue, 20/11/2018 - 11:00
If elected next year, Federal Labor say it will provide the ABC with $2 million in funding to help re-establish shortwave radio services across the Northern Territory
Categories: en

Kettering resident’s radio tower request upsets neighbors who say it would be eyesore

SARC - Tue, 20/11/2018 - 11:00
Ohio's Dayton Daily News report a Kettering resident wants to put up an amateur radio tower on property along Mad River Road and some residents who live on the road don’t want the tower built in their neighborhood
Categories: en

A sunspot from the next solar cycle

SARC - Tue, 20/11/2018 - 11:00
Over the weekend, a magnetically reversed sunspot appeared in the sun's northern hemisphere. Its high latitude and 'backwards' magnetic polarity mark it as a member of the next solar cycle
Categories: en

The SARL Newbie Party

SARC - Tue, 20/11/2018 - 11:00
The Newbie Party is a fun activity to encourage all new radio amateurs to become active and takes place from 08:00 to 20:00 UTC on Saturday 24 November 2018
Categories: en

A44A from Oman

SARC - Tue, 20/11/2018 - 11:00
Members of the Royal Omani Amateur Radio Society (ROARS) will activate their contest station, A44A, in Muscat during the CQWW DX CW Contest (November 24-25th) as a Multi-Multi entry
Categories: en

NP2J full-time from U.S. Virgin Islands

SARC - Tue, 20/11/2018 - 11:00
Dan, K8RF, informs us he is now full-time as NP2J from St. Croix and will be active in the CQWW DX CW Contest (November 24-25th) as a Single-Op/Single-Band (160m) entry
Categories: en

Straight Key Night

SARC - Tue, 20/11/2018 - 11:00
New Zealand Straight Key Night - normally held on the first Sunday in November - will be held this year on the first Sunday in December, from 9pm to 10pm on 80 metres
Categories: en

Bouvet Island DXpedition news

SARC - Tue, 20/11/2018 - 11:00
The only thing to report this week is that the members of the 3Y0I team continued to assemble in Cape Town, South Africa, for their anticipated Bouvet Island DXpedition
Categories: en

Irish Digital Voice Net

SARC - Tue, 20/11/2018 - 11:00
Following the installation of the the Galway DMR Repeater and Multimode Digital Gateway it was decided to run a net on Monday evenings in the Galway area at 8:30 pm for test purposes
Categories: en

NZART Portable Activity Day - New Years Day

SARC - Tue, 20/11/2018 - 11:00
The Christmas/New Year holiday period is a great chance to get on the air. Accordingly, New Zealand's national society NZART is promoting New Years Day, 1 January 2019, as a portable activity day
Categories: en

IECRO Radio Club

SARC - Tue, 20/11/2018 - 11:00
IECRO Ireland Radio Club would like to congratulate all of the recently licensed operators this month in the United Kingdom whom were trained as a combined effort between itself and its sister club IECRO UK
Categories: en

DXCC Country/Entity Report

SARC - Tue, 20/11/2018 - 11:00
According to the Amateur Radio Cluster Network for the week of Sunday, 11th November, through Sunday, 18th November there were 226 countries active
Categories: en

IOTA news from OPDX

SARC - Tue, 20/11/2018 - 11:00
Weekly IOTA News - compiled by Tedd Mirgliotta, KB8NW, editor of the Ohio/Penn DX Bulletin
Categories: en

Es'hail-2: Positionierung und In-Orbit-Testprogramm gestartet

DARC - Tue, 20/11/2018 - 10:06

Nach dem erfolgreichen Start von Es'hail-2 am 15. November an Bord der Trägerrakete SpaceX Falcon 9 beginnen Satellitenhersteller Mitsubishi Electronic (MELCO) und der katarische Satellitenbetreiber Es'hailSat mit dem so genannten In-Orbit-Testprogramm (IOT), sobald der Satellit in einem „Testorbit“ positioniert ist – dieser sollte in den nächsten Tagen erreicht werden. Die IOT-Phase wird einige Monate dauern, währenddessen die Amateurfunk-Nutzlast noch nicht eingeschaltet wird.

Categories: de

Start der Mission SSO-A mit MOVE-II verschoben

DARC - Tue, 20/11/2018 - 09:34

Die Mission SSO-A will mit einem Raketenstart 71 Klein- und Kleinstsatelliten in eine niedrige, sonnensynchrone Erdumlaufbahn befördern. Der für den 19. November geplante Start wurde nun nach einer Inspektion des Falcon-9 Trägersystems um mehrere Tage verschoben.

Categories: de

Word lid en betaal geen contributie meer voor 2018

VRZA - Mon, 19/11/2018 - 20:43

Word lid en betaal geen contributie meer voor 2018

Ook voor de VRZA is december een feestmaand. Daarom hebben we een leuke aanbieding voor degenen die zich nu aanmelden als lid van onze vereniging. Als je na ontvangst van de welkomstbrief de contributie voor 2019 overmaakt, hoef je GEEN contributie meer te betalen voor de resterende periode in 2018.

Leuk meegenomen, toch?

De Ledenadministratie van de VRZA

Categories: nl

Concours de la semaine 2018-47

URC News - Mon, 19/11/2018 - 12:00
A lire sur le site de WA7BNM + Run for the Bacon QRP Contest 0200Z-0400Z, Nov 19 + Phone Fray 0230Z-0300Z, Nov 21 + CWops Mini-CWT Test 1300Z-1400Z, Nov 21 and
1900Z-2000Z, Nov 21 and
0300Z-0400Z, Nov 22 + RSGB 80m Autumn Series, SSB 2000Z-2130Z, Nov 21 + NAQCC CW Sprint 0130Z-0330Z, Nov 22 + NCCC RTTY Sprint 0145Z-0215Z, Nov 23 + NCCC Sprint 0230Z-0300Z, Nov 23
Categories: fr
Syndicate content