TRGM

Contingut sindicat
Actualitzat: fa 50 minuts 43 segons

Colaboração com a FNA no JOTA 2019

Dij, 10/10/2019 - 10:24

Os Órgãos Sociais da TRGM, em reunião do dia 30 p.p. decidiram, por unanimidade, satisfazer o pedido da FNA para apoiar a estação nacional da Fraternidade de Nuno Álvares (CR6FNA) no 62º Jamboree on the air (JOTA) e 23º Jamboree on the internet (JOTI) a realizar em COIMBRA, no Instituto Geofísico (À Av. Dias da Silva) durante os dias 18, 19 e 20 de Outubro.Os colegas que puderem ajudar, especialmente na operação da estação, devem manifestar a sua disponibilidade para o Filipe Relvão (tel. 963 241 023) ou, para CT7ALM,  através da frequência 145,550 MHz para que possam ser encaixados na escala.Oportunamente, serão dadas informações sobre os acessos e possibilidade de visitas.
Categories: pt

NOVO DECRETO/REGULAMENTAÇÃO de AMADOR

Dm, 24/09/2019 - 18:55
Para conhecimento:Sabendo o impacto que a representação das 26 associações teve junto das entidades oficiais e fazendo jus ao ditado “a união faz a força”, os representantes das associações (CT1BAT, CT1DBS, CT1DL, CT1END, CT1FKF e CT2IXQ), reunidos à margem da reunião com a ANACOM, em 15 Julho último, decidiram propor a realização de uma reunião que possibilite a elaboração de uma proposta tendente à substituição do atual DL 53/2009, a apresentar a quem de direito. Face à importância do assunto é desejável que a reunião tenha a participação de todas as associações de radioamadores reconhecidas pela ANACOM, conforme a lista publicada por esta. A Associação de Radioamadores do Ribatejo (ARR), cuja sede se localiza num local estratégico e de fácil logística, abre as suas portas a todos os representantes de associações de radioamadores para a reunião que terá lugar no Sábado, 26 de Outubro, com início pelas 14h00min.(Extrato do Convite enviado às associações constantes da lista publicada pela Anacom)
Categories: pt

A TRGM na IBERRADIO_2019 em Ávila

Dg, 15/09/2019 - 18:05
A comitiva da TRGM-Tertúlia que esteve na IBERRADIO_2019 com o nosso amigo Salomão da AMSAT-PO.








Também, durante a IBERRADIO decorreu o encontro do presidente da TRGM e vice-presidente da EURAO - Organização Europeia de Radioamadores com os amigos da E.C.B.F.-Liga Española de CB y Radioaficionados-Federação Española.

Categories: pt

144-146 MHz

Dg, 25/08/2019 - 23:14
Face à nova tentativa da França para viabilizar a discussão sobre a utilização da banda dos 2 metros (144-146 MHz) os representantes das 27 associações portuguesas de radioamadores no âmbito do mandato que lhes foi conferido, decidiram reafirmar a sua posição, desta feita, alargando o conhecimento ao Secretário de Estado Adjunto e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.
É o seguinte o texto:


Categories: pt

A EURAO é membro da UIT/ITU

Dm, 09/07/2019 - 18:01

Categories: pt

<div class="separator" style="clear:

Dc, 26/06/2019 - 01:13


Colega Radioamador, 
Como é tradição a TRGM vai realizar no próximo domingo, dia 30 de Junho, a tradicional Sardinhada da Tertúlia, de novo, no esplêndido parque da Quinta do Patrício.A concentração terá início pelas 11:00 horas para preparação das grelhas e afins.A sardinha, febras, salada, pão  e bebidas são “por conta da casa”!Só terá que trazer fruta ou sobremesa, para partilhar.
Para que não hajam desperdícios (que custam sempre a alguém…) agradecemos que nos diga o número de pessoas, até à próxima quinta-feira à noite. Ligue já ou envie SMS, para não esquecer, para o telefone  963708016 (Machado) e diga quantas pessoas.
Como chegar à Quinta do Patrício?Siga pela estrada das Lages, depois de passar a Guarda Fiscal, anda 300 metros e entre no primeiro portão à esquerda (terá um cartaz a referir a TRGM).
Venha confraternizar com os Colegas Radioamadores. Vai ver que não se arrependerá!
Categories: pt

Alerta! França propõe expulsar o radioamadormo de metade da banda de 2m a nível mundial

Ds, 22/06/2019 - 09:35

Por Alisson, PR7GA
Temos discutido em várias edições do QTC da ECRA a necessidade de valorizarmos as faixas destinadas aos radioamadores frente ao "olho gordo" que diversos outros serviços e especialmente empresas têm no precioso e limitado espaço chamado "espectro eletromagnético". 
Vimos em Agosto de 2017 um sinal amarelo sendo acionado quando uma decisão da Anatel atribuiu a nossa faixa de 70cm, de 430 a 440MHz, para uso compartilhado de uma empresa de monitoramento da Embraer e dos radioamadores. Isso significa que os dois serviços têm de conviver lado a lado, e em caso de interferência mútua, tem de haver coordenação a fim de cessarem as interferências.
Em termos práticos, esta decisão, até o momento, trouxe pouco ou nenhum impacto para nós, já que o uso que a empresa faz da faixa de 70cm é esporádica. Por outro lado, observando-se a exposição de motivos da Anatel, é dito que a empresa, antes mesmo de receber esta autorização, já operava de forma extraordinária na faixa, e ninguém notou. Por esta razão, alega-se que assim emanam causará problemas aos radioamadores.
Observamos, agora em 2019, um movimento bem mais ousado contra os radioamadores, mas desta vez, a nível mundial e com impacto imediato sobe uma faixa bastante utilizada em todo o mundo: a faixa de 2 metros, de 144 a 148MHz. A França encaminhou uma proposta para dividir pela metade esta faixa, tirando-a das mãos dos radioamadores e entregando para o serviço móvel aeronáutico. Este serviço ficaria com 144-146, e o radioamadorismo, com 146 a 148.
A proposta é tão absurda que quando a notícia surgiu, duas semanas atrás, o QTC da ECRA julgou-a irrelevante, estapafúrdia. Infelizmente, não é o caso. A proposta realmente existe, tem consistência e, de fato, ameaça uma das faixas mais populares do radioamadorismo mundial. Veja que não é o mesmo caso do ocorrido aqui no Brasil com a faixa dos 70cm. A proposta francesa quer literalmente, nos expulsar, dando ao serviço móvel aeronáutico o uso primário da faixa!
A França apresentou esta proposta (item 1.10) junto à Comissão Européia dos Correios e Telecomunicações, a CEPT, uma entidade que congrega e representa os países europeus no tocante às telecomunicações. É algo com uma super-Anatel, mas a nível continental. Por sua vez, esta entidade irá representar a Europa na Conferência Mundial de Radiocomunicação (WRT-19) que será realizada em Outubro deste ano, no Egito, e, caso aprovada a nível europeu, será levará para discussão na WRC e, queira Deus que não, seria adotada a nível mundial.
Como justificativa, é o mesmo blá blá blá: falta de espaço para comunicações vitais e alegada FALTA DE USO da faixa de radioamadores. Por conta disso, os radioamadores europeus estão organizando um movimento a nível continental para ocupar a metade inferior da faixa de 2m para mostrar que, longe de estar desocupada, ela tem bastante uso.

Os portugueses fizeram o primeiro movimento, e foi um sucesso. Pelo facebook, o colega José Machado, CT1BAT, informou que a mobilização organizada para o dia 15/06 foi um sucesso. Nas palavras dele, "Todos, de norte a sul do país, pudemos testemunhar que os radioamadores estão unidos! E estavam ansiosos por voltar a usar a sua banda de VHF".Um colega radioamador francês, analisando a questão, disse que uma possível justificativa para escolherem justo a faixa de 2m é estratégica: ela tem destinação mundial única: os radioamadores. Se escolhessem qualquer outra faixa, teriam que brigar praticamente com o mundo todo, pois em cada país há destinações diferentes para cada faixa. No caso, vencidos os radioamadores, pronto: a faixa é deles.
Só para se ter uma ideia, caso esta proposta seja adotada, teríamos de dar adeus a CW, SSB, satélites, APRS, repetidoras, comunicação com a ISS, além do fato de perdermos METADE da faixa. 
Dito tudo isto, afirmamos que não há, no presente momento, motivo para pânico. A proposta francesa ainda tem de ser aprovada a nível euriopeu, e só então seguiria para análise a nível mundial. Porém, o radioamadorismo deve ficar ciente que esta é uma ameaça real, embora, no momento, esteja distante. Devemos estar atentos e cuidar muito bem de nossas faixas, procurando ocupá-las de forma consistente e legal, e não ocupar faixas que não são nossas, como é o caso deplorável e criminoso da tal "faxinha".
O radioamadorismo tem uma entidade representativa a nível mundial, a IARU, e esta já manifestou preocupação quanto a este assunto e está preparada para defender os interesses dos radioamadores. 
Fiquemos de olho!In: https://qtcecra.blogspot.com/2019/06/alerta-franca-propoe-expulsar-o.html?fbclid=IwAR1KKMrQxYZy5To6V_ea32tQ43xU_TL-vprplgdpkQzyqqG5cmP8-3wRBkY
Categories: pt