TRGM

Syndicate content
Updated: 1 hour 5 min ago

Reunião de associações de radioamadores em Santarém

Wed, 30/10/2019 - 23:40
Teve lugar no passado sábado, dia 26 de Outubro, em Santarém na sede da ARR* uma reunião  de associações de radioamadores, a convite do grupo de representantes designado para tratar do assunto dos 2m.
Compareceram mais de três dezenas de dirigentes de 21 associações, representando a esmagadora maioria dos radioamadores portugueses.
No período que antecedeu esta reunião, algumas associações ouviram os seus associados e, igualmente, radioamadores não associados, para formularem a sua posição.
De salientar a "unanimidade" dos representantes associativos na tomada de decisão acerca das metas a atingir e dos trabalhos a desenvolver, com vista à elaboração de uma proposta de nova regulamentação, a propor ao Governo da República no prazo de 6 meses, que melhor sirva os interesses da generalidade dos radioamadores portugueses.

Ao Sílvio Leiria-CT1BPT e aos CS da ARR renovamos os agradecimentos pela disponibilidade das instalações e pelo acolhimento.
Categories: pt

Inauguração do novo centro de monitorização da Anacom

Wed, 30/10/2019 - 23:04
Teve lugar no passado dia 24 de Outubro a inauguração do novo centro de monitorização do espetro da ANACOM no Porto.
Estiveram presentes, em representação da TRGM-Tertúlia os membros dos corpos sociais Filipe Relvão-CT7ALM e José Machado-CT1BAT.
À sessão inaugural, presidida pelo presidente da ANACOM Dr. João Cadete de Matos, seguiu-se uma visita guiada às instalações e meios móveis de monitorização e controlo do espetro.


https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1491339

Categories: pt

Nova legislação para o serviço de amador e serviço de amador por satélite

Mon, 28/10/2019 - 22:31

Comunicado
Na sequência do convite a todas as associações de radioamadores (AR), amplamente divulgado, reuniram-se vinte e uma (21) associações de radioamadores (AR), em Santarém, em 26 de outubro de 2019, para analisar e propor uma nova legislação para o serviço de amador e serviço de amador por satélite.
As AR estabeleceram como objetivos tornar a legislação do radioamadorismo mais adequada aos tempos atuais, entregando ao poder político um documento estruturado, claro, preciso e conciso onde fiquem claras as nossas intenções, onde seja evidente a representação da esmagadora maioria dos radioamadores nacionais e se enfatize a importância do radioamadorismo no tecido social, humano, cultural e tecnológico.Estabeleceram-se, ainda, como objetivos assegurar que uma legislação moderna seja facilitadora da cultura científica, do radioamadorismo e do recrutamento de novos radioamadores.
Para cumprimento dos objetivos, as AR deliberaram sobre um conjunto de medidas que levem à formulação de uma proposta legislativa a ser entregue ao Governo, durante o primeiro semestre de 2020.Como método de trabalho, decidiram as AR, entre outras, as seguintes medidas:·         Estabelecer um calendário de trabalhos, incluindo os momentos de auscultação dos(as) associados(as) das diferentes associações e a votação final do documento a entregar;·         A forma de deliberar nos diferentes trabalhos que decorrerão ao longo dos próximos meses;·         A constituição de diferentes Grupos de Trabalho para estudo e propostas referentes a diferentes áreas do serviço de amador, nomeadamente, categorias e indicativos, associações, espectro/QNAF, estações de uso comum, procedimentos, licenciamento e regime de taxas.
Santarém, 28 de outubro de 2019
AMSAT-PO, Associação de Amadores de Satélite de Portugal
ARADO, Associação de Radioamadores do Oeste
ARAL, Associação de Radioamadores do Distrito de Leiria
ARAM, Associação de Radioamadores do Alto Minho
ARBA, Associação de Radioamadores da Beira Alta
ARBB, Associação de Radioamadores da Beira Baixa
ARC, Associação de Radioamadores de Coimbra
ARETD, Associação de Radioamadores de Entre Tâmega e Douro
ARLA, Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano
ARLC, Associação de Radioamadores da Linha de Cascais
ARR, Associação de Radioamadores do Ribatejo
ARRLx, Associação de Radioamadores da Região de Lisboa
ARVM, Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide
CRE, Clube de Radioamadores do Entroncamento
LARS, Liga Amadores Rádio Sintra
NRA, Núcleo de Radioamadores da Armada
RCL, Radioamador Clube de Loulé
REP, Rede dos Emissores Portugueses
TRGM, Tertúlia Radioamadorística Guglielmo Marconi
TRPV, Tertúlia Radioamadorística da Praia da Vitória
URA, União de Radioamadores dos Açores
Categories: pt

Colaboração com a FNA no JOTA 2019

Thu, 10/10/2019 - 10:24

Os Órgãos Sociais da TRGM, em reunião do dia 30 p.p. decidiram, por unanimidade, satisfazer o pedido da FNA para apoiar a estação nacional da Fraternidade de Nuno Álvares (CR6FNA) no 62º Jamboree on the air (JOTA) e 23º Jamboree on the internet (JOTI) a realizar em COIMBRA, no Instituto Geofísico (À Av. Dias da Silva) durante os dias 18, 19 e 20 de Outubro.Os colegas que puderem ajudar, especialmente na operação da estação, devem manifestar a sua disponibilidade para o Filipe Relvão (tel. 963 241 023) ou, para CT7ALM,  através da frequência 145,550 MHz para que possam ser encaixados na escala.Oportunamente, serão dadas informações sobre os acessos e possibilidade de visitas.
Categories: pt

NOVO DECRETO/REGULAMENTAÇÃO de AMADOR

Tue, 24/09/2019 - 18:55
Para conhecimento:Sabendo o impacto que a representação das 26 associações teve junto das entidades oficiais e fazendo jus ao ditado “a união faz a força”, os representantes das associações (CT1BAT, CT1DBS, CT1DL, CT1END, CT1FKF e CT2IXQ), reunidos à margem da reunião com a ANACOM, em 15 Julho último, decidiram propor a realização de uma reunião que possibilite a elaboração de uma proposta tendente à substituição do atual DL 53/2009, a apresentar a quem de direito. Face à importância do assunto é desejável que a reunião tenha a participação de todas as associações de radioamadores reconhecidas pela ANACOM, conforme a lista publicada por esta. A Associação de Radioamadores do Ribatejo (ARR), cuja sede se localiza num local estratégico e de fácil logística, abre as suas portas a todos os representantes de associações de radioamadores para a reunião que terá lugar no Sábado, 26 de Outubro, com início pelas 14h00min.(Extrato do Convite enviado às associações constantes da lista publicada pela Anacom)
Categories: pt

A TRGM na IBERRADIO_2019 em Ávila

Sun, 15/09/2019 - 18:05
A comitiva da TRGM-Tertúlia que esteve na IBERRADIO_2019 com o nosso amigo Salomão da AMSAT-PO.








Também, durante a IBERRADIO decorreu o encontro do presidente da TRGM e vice-presidente da EURAO - Organização Europeia de Radioamadores com os amigos da E.C.B.F.-Liga Española de CB y Radioaficionados-Federação Española.

Categories: pt

144-146 MHz

Sun, 25/08/2019 - 23:14
Face à nova tentativa da França para viabilizar a discussão sobre a utilização da banda dos 2 metros (144-146 MHz) os representantes das 27 associações portuguesas de radioamadores no âmbito do mandato que lhes foi conferido, decidiram reafirmar a sua posição, desta feita, alargando o conhecimento ao Secretário de Estado Adjunto e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.
É o seguinte o texto:


Categories: pt