CT1BAT

Syndicate content
Updated: 13 min 44 sec ago

Antena para UHF (h=52cm) com 6 DBi de ganho!

Sat, 28/11/2020 - 19:45

 Construir uma antena para UHF (432MHz / 70cm) com 6DBi de ganho? Com uma largura de cerca de 7MHz e um ângulo de fogo inferior a 10º?

Muito fácil, mais barato e mais rápido que ir à loja e por um custo insignificante (uma PL)...

Material:

- 108cm de fio grosso ou tubo de cobre ou aluminio (recomendado 6mm);- 1 PL de chassis (SO239).


Marque as distâncias no fio/tubo de acordo com as medidas acima: D|C|B|C|F.
Faça as dobras C.Una as pontas com um pedaço de tubo plástico e coloque manga retrátil ou cola.Afinação:parta do ponto A (36mm) e, lentamente para cada uma das pontas (malha para a extremidade), procure o ponto dos 50 Ohm e menor ROE.
O resultado? Pode ver nas imagens abaixo!



(Não se preocupe demasiado com os valores apresentados em S11... são muitos anos a fazer e testar antenas (!) e raramente encontra estes valores de fábrica!)
(antenas afinadas em 450MHz para um amigo)

Mãos à obra e... divirta-se!
NOTA: Não fabrico para venda. Se tiver dúvidas, contate-me que eu ajudo-o.


Categories: pt

QHF antena LHCP para satélite NOOA (137,5MHz)

Wed, 25/11/2020 - 20:49

 Há quem diga que recebe satélites até com chicote de borracha! 
É possível, dependendo do satélite e (muito!) do acaso/coincidência da passagem e da direção.Mas, para se escutar com eficácia e fazer emissão, naqueles em que é possível, é preciso escolher o momento da passagem, mais próxima da sua localização, o azimute e ter uma antena com direcionalidade bastante para apontar o satélite. Isto para amadores! Claro que, para os "profissionais" há equipamento adequado desde software, para indicar passagens e variações de frequência conforme a aproximação ou afastamento, antenas e rotores azimutais.Para quem faz isto de vez em quando (e não pensa na profissionalização
Categories: pt

"SLIM JIM" em memória de F.C. JUDD-G2BCX

Sun, 11/10/2020 - 16:06

 Longe vai o ano de 1980. O VHF tinha acabado de chegar... eram poucos os radioamadores equipados com VHF.


Num contato, em HF, com a estação G2BCX o operador Judd (falecido há poucos anos) fala, com entusiasmo, da nova antena que tinha inventado, a SLIM JIM e passa-me as medidas. Convém lembrar, sobretudo àqueles que nasceram nos últimos 30 anos que a Internet era algo com que nem se sonhava!

Com os fracos recursos que existiam na época, o que mais se aproximava era a antena de TV do canal 3 da Lousã que (aproveitando o trombone) ajustado para as medidas se chegava a uma antena que "carregava" bem e chegava. Sim porque, naquele tempo, ainda nem se sonhava com os analizadores de antena e os medidores de ROE/SWR, para VHF, eram raros e caros.

Vai-se à sucata (sempre!) e nasce a primeira SLIM JIM que, depois de testadas muitas e variadas versões, continua a ser a antena vertical de VHF "de eleição".

Eu não a poderia descrever melhor que Don-N4UJW em Hamuniverse.com: "... A antena Slim Jim ... é uma antena omnidirecional polarizada verticalmente  com "ganho" considerável e está concentrada ... em direção ao horizonte em vez de em direção ao céu, tornando-a mais eficiente do que uma antena do tipo plano de terra em cerca de 50% melhor. Pode ser construída para quase todas as frequências! Devido ao seu design SLIM, há muito pouca carga de vento. É alimentada com cabo coaxial de 50 ohms (direto!)Ela usa um esboço de correspondência do tipo 'J' (J Integrated Matching = JIM), daí o nome SLIM JIM. O crédito pelo design original vai para FC Judd, G2BCX. Uma vez que o ângulo vertical de radiação é tão estreito, cerca de 8 graus em direção ao horizonte, ela geralmente tem desempenho de 5/8 de onda ... construção do tipo plano de terra devido ao seu ângulo de radiação muito maior. Estima-se que a Slim Jim parece ter cerca de 6dB de ganho ... uma antena de 5/8 de onda  devido ao ângulo de radiação extremamente baixo." Há muitos artigos, na Web, sobre a SLIM JIM.

Esta semana (para entender as experiências de um colega...) resolvi construir uma J e uma SLIM JIM, para comparar. 


Depois de vários estudos (medições finais nas fotos, para que não haja dúvidas...), 


optei por "envelopar" a SLIM JIM que, devido ao atraso dos correios, o colega pode vir levantar!

Para quem se quiser entreter a construir uma antena simples, por baixo custo e com performance que não tem comparação no mercado (!) arranje 3m de cobre/aluminio (tubo ou vara), um analisador e paciência q.b. e tem aqui a calculadora do John (e a minha ajuda, se precisar):

https://m0ukd.com/calculators/slim-jim-and-j-pole-calculator/

Divirta-se!



Categories: pt