CT1BAT

Subskrybuje zawartość
Zaktualizowano: 1 godzina 40 minut temu

WSPR – nova ferramenta para avaliar propagação

pon., 23/01/2023 - 12:20

 O Roland–HB9VQQ acaba de lançar mais uma interessante ferramenta que, baseada no WSPR [uíspar]permite saber, ao minuto para onde está aberta e com que intensidade, a reflexiva a partir da sua posição (ou da baliza mais próxima).

 Na prática:

- procure saber qual a baliza WSPR mais próxima da sua posição (no caso de Coimbra IN50 é a baliza “CT1BAT”**);

- aceda a https://wspr.hb9vqq.ch/ ;

 - preencha o cabeçalho:

 - Modo: Análise

- Agregação: Minutos


 Na barra lateral esquerda:

 Período: 1 hora

 Texas: CT1BAT

 Banda: Todas ou outra

 Confirme com ; P

 Aqui tem o resultado: número de spot's por banda, de 2 em 2 minutos, na última hora:

 Para ver mais tarde, basta atualizar , ao lado de  P 

  Bons DX

73 fr José Machado - CT1BAT

  “**” A baliza WSPR “CT1BAT” está  localizada em IN50SE,  operativa 24H/24H, emite com 0,100 mW (20 dBm)nas bandas de 80+40+20+17+12+10 metros com uma antena filar de ½ onda em 40M+UnUn, relação 44.1, em inclinação descendente a 45º. 

Kategorie: pt

Antena QHA

śr., 18/01/2023 - 22:44

QHA : antena QUADRIFILAR HELICOIDAL 
O sonho de alguns radioamadores, consiste num pacote completo! uma antena  - simples de construir, - de baixo custo, - fácil de ajustar, - banda larga, - carregar bem, - baixa ROE, - mudar de banda sem configurações, - não necessitar de sintonizador e - fazer "as bandas todas"! 
Não existe, dirão alguns, outros como eu dirão teoricamente/tecnicamente impossível!
Talvez... mas nada é impossível (com compromisso!)
Esta antena tem 70cm de altura, mais a margem de suporte.Consiste em 4 tubos montados de forma helicoidal num tubo de PVC e tem este comportamento (gravado em contínuo "sem truques"!).
https://drive.google.com/file/d/1GdrPQ21h
nHjkGXSZsTPW5J6Bqr5WunUW/view?usp=share_link
 (veja em tela cheia)
Esta  antena, conforme demonstrado "sem filtros", tem valores de forma perfeitamente enquadrados nas bandas de HF e VHF.Claro que, na prática, tem compromissos em emissão nas bandas mais baixas devido ao seu pequeno tamanho, mas já vi "lenguaires" piores!
Afinal o que é uma antena QHA?
Trata-se de uma antena de base quadrifilar e de montagem helicoidal, desenvolvida pelo Dr. CC Kilgus do Laboratório de Fisica da Universidade de John-Hopkins em Silver Spriong nos EUA, por volta dos anos 70.Uma das caraterísticas que mais suscitou o estudo, destacada pelo seu autor, foi o seu padrão de radiação cardioide, alto e estreito, com altos ganhos para o horizonte.Vários outros investigadores abordaram, mas a principal descoberta foi feita.Hoje, suas características combinadas são usadas principalmente para satélites.
Não é pretensão apreciar os aspectos técnicos desta antena mas, apenas, a curiosidade de verificar o seu comportamento na prática!
Dos 1,8 aos 222MHz, com valores de ROE abaixo de 1.3.0 sem sintonizar?!?


Divirta-se! (e se tiver dúvidas ct1bat@gmail.com ao dispor, como sempre)

Kategorie: pt