CT1BAT

Subskrybuje zawartość
Zaktualizowano: 2 godziny 32 minuty temu

DIA do RADIOAMADOR

wt., 18/04/2023 - 18:19

Aos meus amigos radioamadores, no nosso dia, desejo as maiores felicidades pessoais e muitos contatos e sucesso nesta atividade fantástica que é o Radioamadorismo!

Aqui fica a minha “prenda” para os colegas radioamadores

 


Uma antena portátil (62cm de diâmetro) construida com 3,90M de tubo de cobre, 1 condensador variável de 350pF (o que havia à mão, dado pelo saudoso amigo CT1IJ, porém recomendo 500pF), 1 condensador de 150pF para a sintonia fina e um bloco de madeira pesada (p.ex. sucupira) para o suporte de mesa (para levar para o monte deve usar uma caixa).

Funciona com eficiência (com ROE abaixo de 1.5 nas bandas de 80M, 40M, 15M, 17M e 20M) sem sintonizador de antena/antenna Tuner que, como sabem, aqui não se usa!

Claro que os resultados não são os de uma antena de meia-onda (-10dB) mas, como podem ver, serve bem! Veja o vídeo


https://drive.google.com/file/d/1hjqzv0ovMr3lKR22t-UA-K_m1x5sO0SW/view?usp=sharing

 Vantagens: custa pouco (fazendo), pesa pouco e mete-se na mala do carro ou carrega-se às costas monte acima! 

Dependendo dos condensadores pode suportar 50W contudo, dada a natureza da antena recomendo não ir além dos 10W devido à carga gerada (a um radioamador não será preciso dizer que NUNCA se coloca a mão numa antena em carga).

Esta antena, cujo custo não vai além de umas poucas dezenas de euros (custo dos condensadores e de 4M de tubo de cobre) é fácil de construir, porém está no mercado, com a designação de MLA-M (Magnetic Loop Antenna-Multiband) por 600/700€!

Mãos à obra e divirtam-se! Feliz dia do Radioamador!

Kategorie: pt

WSPR

sob., 01/04/2023 - 15:25

 




Kategorie: pt

WSPR: info sobre 160M a partir de IN50

pon., 27/03/2023 - 18:23

 Informa-se a quem interesse conhecer as condições de propagação que a baliza WSPRCT1BAT” inicou hoje a disponibilizar informação, também na banda de 160M situando-se, às 16:19 UTC,  na posição 1 de Top Beacon by distance.

A informação sobre propagação é pública, está disponível 365x24 e pode ser acedida em https://wspr.hb9vqq.ch/ , http://wspr.aprsinfo.com/ entre outros.


Nota: O Beacon WSPR CT1BAT emite a partir de IN50 (cidade de Coimbra), com 100mW (20dBm) através de uma antena EFHW 40M+Bobine para 80M+UnUn 64:1 home made.

Kategorie: pt

Antenas e bobines

śr., 08/03/2023 - 18:36
 Há uns meses atrás...CONVERSANDO SOBRE UNUNs e BALUNs em https://ct1bat.blogspot.com/2022/09/conversando-sobre-ununs-e-baluns.html, mostrei a medição, em laboratório, de um UnUn com uma relação de 64:1, medido com uma carga de 3K3 valor central/médio que uma antena de fio irradiante (EFHW) cortada a meia-onda elétrica de um comprimento de onda de 40M, terá no ponto de alimentação.
Construido o UNUn, ajustamos o adaptador de impedância para o centro (3.300 Ohm) teríamos, nos extremos uma impedância afastada do valor desejado de 50 Ohm. Tal desajuste, para cima ou para baixo atinge um ponto de incapacidade da antena de irradiar o sinal, recebido do emissor e provocaria um retorno (ROE) elevado.

Sabemos que, teóricamente, um fio ressonante, alimentado no extremo terá, no ponto de alimentação, um valor entre 2.500 a 4.500 Ohm, dependendo das condições de instalação.
Então, o que fazer?
- ou se trabalha com 2 antenas (uma para as bandas mais baixas, p.ex. 40 e 80M e outra para os 10, 15 e 20M) em que os valores de impedância são aceitáveis /suportáveis ou, - com uma só antena inserir, no UnUn, um sistema de comutação para maior e menor impedância, para as bandas mais altas e mais baixas ou - "induzimos" um comprimento adicional de fio/antena, selecionado pela frequência usada, para a(s) banda(s) mais baixa(s)!
Foi a minha experiência de ontem, a saber:
Estava com dificuldades em "faturar" nos 80M com o meu beacon WSPR. (e no ranking dos spots por distância o Alessandro melhorou a sua antena e está, de novo, à frente, LOL).
Então, decidi aumentar a minha antena End Fed Meia Onda (EFHW) sem que o aumento do irradiante comprometa as bandas mais altas. Isso faz-se com a inserção de uma bobina/carga indutora que complementada com um pequeno comprimento de fio permitirá a ressonância na frequência desenhada.
Usei, como habitual, o Coil32 para calcular a bobina



















Com os valores, "mãos-à-obra"







É fácil, já outros tiveram o trabalho de estudar e construir o programa... não precisamos "chover no molhado"





Material:
16cm de tubo PVC de 40mm de diâmetro;13m de fio esmaltado de 1,25;furar a 2cm do extremo e enrolar+enrolar+... ao fim de 102 voltas, furar e amarrar;numa extremidade amarrar 1 pedaço de fio (usei 0,75 para potência baixa) com 2,30m (serve para ajuste, encurtando até o desejado e dobrado junto ao fio);






desta forma simples (com pouco mais de comprimento) é possível pôr a antena a irradiar nos 80M, onde estava a Zero!
Adicionei à antena e o resultado final é este:


Hoje, pela manhã, ao fazer a leitura das 24H, o "problema" estava resolvido. A antena tinha feito o seu trabalho!


Esta noite o Alessandro ficou para trás! (ciao Alessandro, scusa caro!)


Se consegui passar a MSG, FB. Qualquer dúvida, ao dispor!

Kategorie: pt

<p class="MsoNormal"><span style="color

wt., 28/02/2023 - 11:20



Esta “baliza” figura, nas últimas 24H como a que maior número de Kms contabilizou entre a sua localização (IN50) e as balizas que a escutaram e assinalaram, a nível mundial!
Mas o operador de CT1BAT (descansem os invejosos, lol!) esteve a dormir, parte do tempo e, outra parte, a fazer coisas mais ou menos interessantes! A baliza chama-se CT1BAT (que a comprou, instalou e mantém) como poderia chamar-se XPTO!
Qualquer colega pode comprar uma igual ou, até, construi-la! A diferença está na sua utilização, na ANTENA.
O que pretendo dizer é que pode comprar os mais caros equipamentos ou ter as graduações, que lhe aprouver que, se não "trabalhar" a ANTENA que usa nas comunicações,  se não “perder tempo” a afiná-la, orientá-la (e voltar a fazê-lo sempre que necessário), não terá bons resultados! Não há sintonizadores/Antenna Tuner "milagrosos" que, lhes facultem aquilo que a antena física não tem.

Precisam de afinar as antenas, para terem melhores resultados!

Façam RADIO e divirtam-se!



Post Scriptum: antena usada: EFHW, antena ressonante, alimentada no extremo, cortada a 1/2 onda de 40M, instalada em sloper, alimentada por coaxial com adaptador de impedância de 64:1, construidos por CT1BAT.

Kategorie: pt

PROPAGAÇÃO / CICLO SOLAR 25

śr., 08/02/2023 - 15:47
Estava eu a preparar uma apresentação sobre Propagação e, ao consultar o sitio da NOAA-National Oceanic and Atmospheric Administration deparei-me com a informação, sempre atempada, da evolução do ciclo solar.Para meu espanto e satisfação verifiquei que, antecipando o previsto para Julho/2025 foi registado, em 09 de Janeiro passado, um pico de manchas solares (143.6) superior ao registado no máximo do ciclo 24, em Março de 2014.Não sendo previsível que se vá manter ou não, o facto é que atingimos, antecipadamente, o ponto máximo (até agora) de condições de propagação.A quem gosta de usar as ondas eletromagnéticas e dar uso às antenas (com o telemóvel também dão, mas não é a mesma coisa...) “bora lá” a dar fogo-à-peça que a coisa está a dar!


(clique na imagem para ampliar)

Kategorie: pt