Aos meus amigos radioamadores, no nosso dia, desejo as maiores felicidades pessoais e muitos contatos e sucesso nesta atividade fantástica que é o Radioamadorismo!
Aqui fica a minha “prenda” para os colegas radioamadores
Uma antena portátil (62cm de diâmetro) construida com 3,90M de tubo de cobre, 1 condensador variável de 350pF (o que havia à mão, dado pelo saudoso amigo CT1IJ, porém recomendo 500pF), 1 condensador de 150pF para a sintonia fina e um bloco de madeira pesada (p.ex. sucupira) para o suporte de mesa (para levar para o monte deve usar uma caixa).
Funciona com eficiência (com ROE abaixo de 1.5 nas bandas de 80M, 40M, 15M, 17M e 20M) sem sintonizador de antena/antenna Tuner que, como sabem, aqui não se usa!
Claro que os resultados não são os de uma antena de meia-onda (-10dB) mas, como podem ver, serve bem! Veja o vídeo
Vantagens: custa pouco (fazendo), pesa pouco e mete-se na mala do carro ou carrega-se às costas monte acima!
Dependendo dos condensadores pode suportar 50W contudo, dada a natureza da antena recomendo não ir além dos 10W devido à carga gerada (a um radioamador não será preciso dizer que NUNCA se coloca a mão numa antena em carga).
Esta antena, cujo custo não vai além de umas poucas dezenas de euros (custo dos condensadores e de 4M de tubo de cobre) é fácil de construir, porém está no mercado, com a designação de MLA-M (Magnetic Loop Antenna-Multiband) por 600/700€!
Mãos à obra e divirtam-se! Feliz dia do Radioamador!
Informa-se a quem interesse conhecer as condições de propagação que a baliza WSPR “CT1BAT” inicou hoje a disponibilizar informação, também na banda de 160M situando-se, às 16:19 UTC, na posição 1 de Top Beacon by distance.
A informação sobre propagação é pública, está disponível 365x24 e pode ser acedida em https://wspr.hb9vqq.ch/ , http://wspr.aprsinfo.com/ entre outros.
Se consegui passar a MSG, FB. Qualquer dúvida, ao dispor!
Precisam de afinar as antenas, para terem melhores resultados!
Façam RADIO e divirtam-se!
Post Scriptum: antena usada: EFHW, antena ressonante, alimentada no extremo, cortada a 1/2 onda de 40M, instalada em sloper, alimentada por coaxial com adaptador de impedância de 64:1, construidos por CT1BAT.