A ARRLx foi convidada pelo SIRESP a participar na simulação operacional para as Jornadas Mundiais da Juventude.
Os radioamadores foram integrados na rede de comunicações, como rede redundante e de último recurso.
O evento ocorreu na Academia Militar, em Lisboa, nos dias 31 de maio e 1 e 2 de junho.
A RTP fez a cobertura do evento e não esqueceu as funções dos radioamadores :
Por Pedro Coimbra – Coordenador ESERO PT
Vamos começar esta quinta feira, dia 18 de maio, com algumas atividades de eletrónica. Esta semana vamos estar pela ARRLX em Sapadores a alterar algumas fontes de computadores para fontes de alimentação utilizáveis nos rádios.
Estas atividades são abertas a não associados .
Dia 18 de Maio a partir das 20:00
Participem
O repetidor CQ0UVAR – Torres Vedras – Varatojo, da ARADO juntou-se à rede Fusion.
Em em 438.750MHz, o repetidor passa a analógico e digital e está por defeito ligado à sala 27247 da WiresX.
A ARRLx vai alterar o nome da sala 27247 para PORTUGAL. Permite assim, agregar mais associações a este movimento de alargamento da rede WiresX em Portugal.
A 2.ª Edição do Bootcamp Madeira decorreu entre 27 e 31 de março de 2023. O SIRESP Bootcamp tem como finalidade primária o desenvolvimento de competências, a discussão de conceitos e temas de interesse para a Comunidade SIRESP, tendo em vista quer a sua demonstração e aplicação prática como a sua validação operacional.
Por Joaquim Franco
António Viegas
Alberto Corte Real
A ARRLX mais uma vez apoiou o Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Virgílio Ferreira em Lisboa, ao nível das antenas.
Foi com muita alegria que recebemos a informação que a escola tinha ganho o prémio de melhor antena. Parabéns! Estão todos de parabéns, a Professora Rita que tem levado às costas este projeto, os alunos, que conseguiram, sim eles, com o seu trabalho, motivação e alegria.
A ARRLX vai continuar a apoiar o Agrupamento de Escolas Virgílio Ferreira, e para o ano vamos tentar voltar com todos os prémios
Mais um ano em que a ARRLx foi contactada para apoiar uma escola , desta feita a Escola Virgílio Ferreira em Carnide .
Estamos na fase da construção da antena principal e secundaria .
CS2MFA , CR2MFA, ESTAÇÃO LIBERDADE
Caros Colegas mais um ano e mais um aniversario do 25 de Abril, 49º Aniversario.
Este ano vamos ativar o Quartel de Sapadores , antigo Quartel de Transmissões , hoje a Direção de Comunicações e Sistemas de Informatica .
Estaremos ativos dos 40 aos 10 metros , e em CB canal 3 LSB das 09:00 às 18:00.
A estação CR2MFA irá estar ativa na ilha Terceira pelo Nucleo da ARRLx da Ilha Terceira nos Açores .
Tentaremos colocar spots nos Clusters
Esperamos encontrar-vos no ETER
A Direção da ARRLx
Caros Colegas
A ARRLx, foi convidada pelo Presidente da SIRESP.SA, Brigadeiro General Viegas Nunes, para estar presente numa apresentação sobre o ” BootCamp Madeira” , a realizar-se em Março de 2023.
Para nossa surpresa foi lançado o repto de uma interopebilidade entre a rede de repetidores de amador e a rede TETRA do SIRESP.
Foi marcada uma reunião de trabalho , e logo desde a primeira hora foi pedido uma exibição de meios de interoperabilidade na Madeira. Assim a ARRLx convidou a REP , a estar presente e colaborar na criação de um grupo de trabalho, tendo a Direção da ARRLx feito o convite para uma reunião via zoom às associações que têm repetidores ( ou são responsaveis por..).
Estiveram presentes nessa reunião , ARLA, ARVM, ARAM, ARLC, ARRLx , ARBB, ARBA, ARAL, ARC, TRGM, LART e RCL. Foram contactas ainda a ARAT , ARCP e a ARR, que não responderam aos emails.
Foi decidido por todas continuarmos os contactos e manter a equipa que começou este movimento .
Assim estivemos numa reunião a ARRLX e a REP, a Convite do SIRESP.SA, aonde foi apresentado o que se pretende e a doutrina a ser utilizada, ser pratico e facil de todo o universo radioamadoristico poder participar.
Esta operabilidade será uma maneira de criar uma redundancia ao nivel da rede de amador , para numa situação de falha de comunicações numa situação de Calamidade ou Catastrofe a estrutura de utilizadores SIRESP, poderem contactar os radioamadores.
Não é uma situação permanente ou seja o sistema só é ativado pelas entidades oficiais quando for necessario mantendo-se o funcionamento dos Radioamadores normalmente.
Neste momento estamos em acertos e testes , tendo ja a ARRLx com a ajuda de varios colegas ter feito alguns testes via HF em C4FM. Irão ser feitos mais teste de interoperabilidade agora com as redes de repetidores para verificarmos o aumento de resiliencia e de funcionamento dos mesmos.