As Nações Unidas e a EURAO

UN/DESA Em 2018, o Conselho Económico e Social (ECOSOC) da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a recomendação do Comitê de Organizações Não-Governamentais (ONGs) de conceder o estatuto consultivo especial à EURAO.

Este reconhecimento permite que a EURAO seja ouvida nos órgãos subsidiários da ONU e até participe nas suas reuniões pessoalmente.

De qualquer forma, a intenção inicial da EURAO era apenas tornar-se, modestamente, disponível para a ONU e suas ONGs, aprender com elas e coletar informações e conhecimento. Como é bem conhecido, o radioamadorismo é de grande ajuda em: países em desenvolvimento, comunicações de emergência, saúde, educação, etc. Alguns membros da EURAO realizam um excelente trabalho neste sentido: com crianças, comunidades indígenas, migrantes, etc.

Working with ECOSOC Para saber mais sobre os benefícios do status consultivo, há este livreto interessante (à direita), em vários idiomas, intitulado "Trabalhando com o ECOSOC".

Na carta de confirmação personalizada recebida, você também pode encontrar uma pequena lista de privilégios e obrigações que as organizações com status consultivo devem levar em consideração.

Esta concessão é realmente uma grande honra para a EURAO, bem como uma responsabilidade perante a comunidade mundial de radioamadores.

Mais sobre a ONU no site da EURAO.