Carta do presidente sobre COVID-19

COVID-19 Caros membros e amigos,

Mais do que nunca, estamos testemunhando uma evolução do radioamadorismo em todo o mundo. COVID-19 é apenas mais um catalisador que nos obriga a pensar mais do que antes, adaptando-nos e pensando em mudar seriamente.

Há algum tempo, éramos céticos em aceitar novos modos de trabalho, como o FT4 ou o FT8, acusando a falta de personalização deles. Na minha opinião, era apenas um elo de nossa recente evolução desencadeada pelo cruzamento da barreira representada por AM e CW.

Procurar soluções é uma característica nossa e adaptar-se é um requisito para esses dias difíceis. Adoramos o radioamadorismo e eu recomendo fazer tudo para mantê-lo como parte de nossa existência.

Precisamos de ajudar e cimentar o conceito de espírito Ham, como aprendemos quando descobrimos o radioamadorismo como iniciantes. Chegou a hora dos responsáveis das competições abrirem os olhos e redefinirem o conceito do que significa "equipa" e "multi-operadores". Trabalhar à distância é um dos conceitos que já substituem a ideia de uma equipa colocada num único local.

Além disso, o DXpedition precisa ser repensado em uma versão remota, mesmo que seja difícil aceitá-lo. Para todos eles, a hora é chegada.

Recusar a adaptação a novos desafios e recusar a verdadeira colaboração para apoiar os radioamadores é igual a aceitar a extinção. Nós podemos fazer a escolha.

Reinventamos muitas coisas em nossas vidas em termos de existência e o radioamadorismo não é exceção. Como vimos, nem tudo era suficiente e eficaz para desenvolver o radioamadorismo em todo o mundo. O tempo da vingança já passou e chegou o momento em que devemos ser extremamente honestos.

Neste contexto difícil para a sociedade da qual fazemos parte, convido você a ir além do momento e a se envolver o máximo possível para ajudar e superar o período difícil que estamos passando.

Estou ansioso com confiança, tomando medidas para solucionar e superar esses difíceis desafios.

Haverá muitos outros desafios e devemos estar preparados.

73 de Petrica, YO9RIJ
Presidente do EURAO