ANARPROCIV - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE RADIOAMADORES EM PROTEÇÃO CIVIL

A ANARPROCIV - Associação Nacional de Radiomadores em Proteção Civil, foi constituida em 15 de Fevereiro de 2010, na Associação na Hora do RNPC de Lisboa, sob o nº 175/2010, sendo a primeira associação portuguesa de radiomadores com constituição legal na atividade especifica de radiocomunicações e auxilio em proteção civil.

A ANARPROCIV tem por fim, congregar os radioamadores da SUSF Associação de Proteção Civil, e outros, numa rede de radiocomunicações de emergência que constitua uma reserva efectiva às redes de comunicações de proteção civil, nomeadamente:
Apoiar as populações privadas de comunicações na sequência de graves acidentes, catástrofes ou calamidades;
Apoiar os radioamadores na implementação e desenvolvimento das suas estações de radiocomunicações de emergência;
Apoiar as autoridades e agentes de proteção e socorro em situações que estejam privados de recursos de comunicação;
Apoiar as associações de radioamadores na formação dos seus elementos e planeamento das suas redes de emergência;
Contribuir ativamente para o desenvolvimento de redes e sistemas de radiocomunicações de emergência;
Contribuir para o desenvolvimento técnico e científico das comunicações via rádio;
Formar, e preparar os rádioamadores, especificamente para a rádio-operação de emergência;
Atividades de radioamadorismo e/ou radiocomunicações de interesse publico.

A ANARPROCIV é uma associação de radioamadores voluntários. Com membros especialmente vocacionados para as comunicações de emergência a qualquer hora, em qualquer lugar.

Originada na SUSF - Socorristas Unidos Sem Fronteiras " Associação de Proteção Civil" , a ANARPROCIV tem membros operacionais ou simpatizantes em diversos pontos do globo, e continua a crescer. Muitos dos membros da ANAPROCIV são também filiados nas suas respectivas organizações nacionais. Por exemplo, a Cruz Vermelha, INEM, a Magen David Adom, ao Exército da Salvação, RAYNET, UN, ou mesmo em grupos locais como a ARES & RACES, CERT, entre muitos outros.

A equipe da ANARPROCIV utiliza várias bandas e modos de comunicações, incluindo, HF, VHF, UHF, satélites de radioamadores entre outros sistemas dotados de fontes de energia alternativa e reserva. Desta forma, podemos estabelecer comunicações entre uma zona de desastre privada das comunicações comuns (telefones, internet), com o centro de ajuda de referência, mesmo que estejam em diferentes e distântes partes do globo.

A ANARPROCIV proporciona aos seus elementos um exercicio em cenário real / encontro mensal. Integra os radioamadores em missões humanitárias e/ou de socorro no âmbito das actividades que desenvolve, preparando-os para melhor enfrentarem um cenário de catástrofe.

Não se poderá conceber uma Proteção Civil eficiente sem pensar na colaboração estreita com a Sociedade Civil.
No que concerne à área das comunicações de emergência, a participação dos radioamadores, e outros voluntários de protecção civil, reveste-se de grande importância, atuando como complemento e alternativa aos meios e sistemas já instalados pelos organismos oficiais. A sua dispersão territorial, elevado número, e permanente disponibilidade, associados ao elevado sentido do dever cívico, fazem com que os radioamadores sejam naturalmente considerados uma alternativa nas telecomunicações de emergência a nível global.

Próximo exercício de proteção civil: Dia 17 e 18 de Abril

Ser radioamador de emergência, é ser diferente, usar uma linguagem própria, e dar mais de nós pelos outros.

ANARPROCIV
Entre nós muito. Pelos Outros Tudo.

www.susf.pt