CRAM

Condividi contenuti
Clube dos Radioamadores de Americana
Aggiornato: 4 settimane 6 giorni fa

PU2OSS – Osvaldo Bueno Moron SK

Ven, 01/05/2020 - 03:59

Por Adinei Brocchi, PY2ADN.
Com profundo pesar o CRAM comunica o falecimento do nosso integrante Osvaldo Bueno Moron PU2OSS, ocorrido na data de hoje (30/04) em Americana, aos 51 anos de idade.

O Osvaldo vinha enfrentando uma terrível doença há tempos, mas infelizmente não resistiu. Sempre solicito e prestativo, nós auxiliava de forma sem igual em nossos eventos. Nossos sentimentos aos amigos e familiares.

Categorie: pt

S9+10 de ruído em HF

Ven, 17/04/2020 - 21:31

Por João Roberto S. G. Ferreira, PY2JF

Com a correria do dia a dia, muito de nós radioamadores não encontramos tempo para ligar nossos rádios para um bom papo. Daí veio a quarentena, e com ela, a oportunidade de fazermos coisas quase impossíveis em nossas rotinas. Para mim uma delas seria falar no rádio. Para minha esposa, consertar coisas pela casa que precisam de manutenção há tempos. Sabe como é, as prioridades de um radioamador não são as mesmas de sua esposa, mesmo ela também sendo radioamador.

Pois bem, tudo consertado, chegou a vez do rádio. Liguei nas bandas de DX e como de costume, nada além dos modos digitais. Estamos no vale do ciclo solar 24 e 25 e propagação é coisa rara. Me interesso por DX, mas não há nenhum país que eu já não tenha dando sopa nos modos digitais. Então fui para os 40m, onde sempre se pode bater um bom papo. Com tanta gente em casa, certamente não ia haver nenhuma brechinha nem para chamar CQ geral. Tudo quieto. Nenhum sinal. Estranho… essas bandas altas sempre vão bem nos vales dos ciclos solares. Fazer o que? Paciência. Vamos para o bom e velho VHF/UHF. Agora sim! Bons bate papos e dia desses fomos até às 3h da madrugada, como nos velhos tempos.

Já se foram três semanas de quarentena e nada do povo dos 40m! Será que minha antena está com problemas? Passei o analisador nela e tudo perfeito. É… pelo jeito não demos sorte dessa quarentena cair bem quando não há propagação. Só ruído. S9+10 de ruído!

Hoje pela manhã, o Junior, PU2LAA, me comentou que havia algo de errado com a antena ou rádio dele. Não conseguia ouvir o próprio sinal no SDR de Campinas, menos de 30Km daqui de Americana. Então pediu que eu transmitisse para ver se eu conseguiria chegar. Fiz o teste e cheguei, fraco, mas cheguei. Sabem como é, 40m muito perto não funciona bem. Mas para minha surpresa, a banda estava muito movimentada! Não sei por que não pensei em conferir isso antes! Muito tempo fora do rádio dá nisso.

Tem algo de errado na minha estação e não é a antena. Também não posso descartar alguma fonte de interferência nas proximidades. Então sai pela casa e comecei a desligar tudo que eu encontrava na frente para ver se o ruído baixava. Desliguei roteadores, TVs, máquina de lavar, assistente virtuais, telefone e até câmeras de segurança. Não fez diferença nenhuma. Ruído lá firma, S9+10. Bom, deixa isso para depois, estão me chamando para o almoço.

Durante a conversa no almoço, comentei sobre o problema com minha esposa e filhas. Não é que minha filha mais velha, acidentalmente também radioamadora (PY2BAH), deu um chute e acertou na mosca! Ela me lembrou que eu havia expandido o sistema de placas fotovoltaicas há alguns meses. Não seria essa a fonte da interferência? Foi desligar o disjuntor do sistema, e quase que por um passe de mágica, o ruído baixou pra S8 e lá estavam o pessoal da quarentena. Agora sim minha recepção está compatível com o SDR de Campinas.

Agora restou um belo dilema. Minha conta de energia com casa cheia costumava ser de aproximadamente R$700. Com o sistema solar, esse último mês veio R$78. A não ser que eu encontre uma solução para esse problema, vai sair caro falar no HF durante o dia.

Aguardem os próximos capítulos dessa novela.

Categorie: pt

Repetidoras de VHF e UHF de Americana fora do ar

Dom, 09/02/2020 - 16:06

Por PY2JF, João Roberto S. G. Ferreira

As repetidoras PY2KJZ (146.770MHz) e PY2KJF (439.550MHz) foram retiradas do para revisão e substituição das controladoras Elektra 2000 pelas novas Elektra 2500. Ambas devem voltar ao ar no próximo final de semana. 

Categorie: pt